Tipos de dores

De acordo com a International Association for the Study of Pain (IASP), a dor é uma sensação/experiência emocional desagradável associada à uma lesão tecidual, real ou potencial.

O resultado é o sofrimento, desconforto e diminuição da qualidade de vida, do paciente e dos familiares que o assistem. Segundo a Sociedade Brasileira para o Estudo da dor (SBED), a dor classifica-se em 2 grandes grupos:

DOR CRÔNICA
Tem duração prolongada, de 3 meses ou mais, que pode se estender a vários anos e que está quase sempre associada a um processo de doença crônica.

DOR AGUDA – Aquela que se manifesta durante um período curto, geralmente está associada a lesões, inflamações, traumatismo ou outras causas. Normalmente desaparece quando a causa é corretamente diagnosticada e quando o tratamento recomendado pelo especialista é seguido corretamente.

DOR ARTICULAR

As articulações são estruturas complexas responsáveis pela constante capacidade de movimentação. A dor articular pode se apresentar como uma sensação de desconforto, queimação, rigidez, dor ou incômodo em uma ou mais articulações do corpo, que podem trazer limitações de movimentos ao paciente.

DOR MIOFASCIAL

Síndrome Dolorosa Miofascial é uma condição musculoesquelética caracterizada por dor local e referida percebida como profunda e dolorida, relatada muitas das vezes como queimação, e pela presença de pontos-gatilho em qualquer região do organismo. A duração da dor é variável, podendo se estender por horas ou dias.

DOR NEUROPÁTICA

A dor neuropática é consequência de lesões que ocorrem em nervos, na medula da coluna ou no próprio cérebro. A dor neuropática se manifesta de várias formas, como sensação de queimação, peso, agulhadas, ferroadas, choques, formigamento ou adormecimento de uma determinada parte do corpo.

DOR ONCOLÓGICA

A dor oncológica é uma dor decorrente do câncer que impõe limitações no estilo e qualidade de vida do paciente. A dor pode diminuir a capacidade física, afetar a realização de atividades diárias, prejudicar as relações sociais e alterar o humor, fazendo com que o tratamento e a recuperação sejam mais difíceis do que devem ser.
TRATAMENTOS COM TÉCNICAS MINIMAMENTE INVASIVAS

Os tratamentos oferecidos para alívio e controle da dor na Clínica Hyodo abrangem técnicas minimamente invasivas, realizadas de forma percutânea, sem a necessidade de cortes. Os procedimentos minimamente invasivos permitem que o tratamento seja feito com o mínimo de dor possível.

Estes são os tratamentos oferecidos na Clínica Hyodo:

Imagem de procedimento guiado por ultrassom. Através de uma cânula sonovisível é inserido Ácido Hialurônico na articulação do joelho.

INFILTRAÇÃO COM ÁCIDO HIALURÔNICO

A infiltração com ácido hialurônico é utilizada no tratamento das inflamações, dores nas articulações, lesões de cartilagem e da artrose. Pode ser injetado dentro da articulação ou ao seu redor, melhorando a dor e retardando o desgaste da cartilagem, além de lubrificar e nutrir. Essa infiltração é chamada de viscossuplementação e pode ser dividida de 3 até 5 aplicações (1 vez por semana), dependendo do diagnóstico e tratamento indicado para cada paciente. O procedimento pode ser guiado por ultrassom, o que assegura melhores resultados e maior segurança ao paciente.

BLOQUEIO DE NERVO PERIFÉRICO

O bloqueio de nervo periférico é um procedimento minimamente invasivo realizado de forma percutânea, através de uma injeção com anestésico e/ou anti-inflamatório, que tem como objetivo “bloquear” sinais de dor proveniente de um nervo ou grupo de nervos específicos, que causam dor e desconforto ao paciente. O procedimento pode ser guiado por ultrassom, o que assegura melhores resultados e maior segurança ao paciente

BLOQUEIO ANESTÉSICO NA COLUNA

O bloqueio na coluna é um procedimento minimante invasivo, que pode ser realizado ambulatorialmente, com o intuito de proporcionar uma melhora da dor na coluna. Consiste em infiltrar medicações, anestésicos e/ou anti-inflamatório, no foco da dor, seja ela em nervos, articulações ou músculos. O procedimento pode ser guiado por ultrassom, o que assegura melhores resultados e maior segurança ao paciente.
Imagem de procedimento guiado por ultrassom. Através de uma cânula sonovisível é inserido anestésico na bursa do ombro.

INFILTRAÇÃO ARTICULAR COM ANESTÉSICO

Infiltrações com anestésicos e anti-inflamatórios representam uma importante estratégia no tratamento e controle da dor e inflamação de articulações, como os joelhos, ombros e quadril. Esse procedimento consiste na injeção de anestésico e/ou anti-inflamatório diretamente na região da dor, o que proporciona o alivio da dor e diminui o processo inflamatório, proporcionando melhora na qualidade de vida do paciente. O procedimento pode ser guiado por ultrassom, o que assegura melhores resultados e maior segurança ao paciente.

ACUPUNTURA

A acupuntura faz parte das práticas integrativas e complementares de tratamento reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É uma terapia recomendada para o tratamento da dor aguda ou crônica, pode ser um importante tratamento complementar, para o alívio sintomático em quadros leves a moderados de dor. Além disso, pode ser uma alternativa para tratamento de efeitos adversos de medicamentos.
Bloqueio Anestésico na Coluna

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA TRANSCUTÂNEA

A estimulação elétrica transcutânea (TENS) é um recurso não farmacológico amplamente utilizado em serviços especializados em tratamento de dores agudas e crônicas, trata-se da transmissão de energia elétrica de um estimulador externo para o sistema nervoso periférico, através de eletrodos de superfície conectados na pele. É uma técnica comprovada por inúmeros trabalhos científicos, inclusive pela Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos que indica o uso de TENS associado à acupuntura tendo em vista ação sinérgica e potencialização recíproca de efeitos que tal associação proporciona nos quadros de dores músculo esqueléticas.
plugins premium WordPress