Conhecido por muitos como Botox®️ a toxina botulínica (princípio ativo) é amplamente utilizada para a estética. Sua capacidade de paralisar os músculos de maneira transitória é excelente para diminuir as rugas e algumas marcas de expressão.
Na medicina essa capacidade de paralisar ou enfraquecer a musculatura é utilizada em uma gama grande de patologias neurológicas e na tentativa de diminuir suas sequelas.
As indicações mais comuns são:
- Paralisia cerebral
- Acidente vascular cerebral (AVC)
- Sequela de traumatismo crânio encefálico
- Sequela de retirada de tumor cerebral
- Lesão medular
- Esclerose múltipla…etc.
Os efeitos indesejáveis da hiperatividade muscular (espasticidade) são as alterações posturais, redução da mobilidade, contraturas fixas, deformidades que levam a quadros de dor, distúrbios do sono, depressão e baixa autoestima.
A toxina botulínica do tipo A (TBA) é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que atua na placa mioneural (entre o nervo e o musculo) bloqueando a contração das fibras musculares resultando em um enfraquecimento variável e transitório da força de contração muscular.
Benefícios para o paciente:
- Facilitação da adaptação ao uso de órteses
- Retardamento de cirurgias corretivas • Melhora da função motora
- Melhora das atividades de vida diária e cuidados com o paciente
- Melhora da dor
- Melhora no trabalho de fisioterapia e terapia ocupacional
A duração do efeito é variável dependendo da medicação e quadro clínico do paciente, podendo variar entre 2 a 6 meses, onde uma reavaliação clínica e possível reaplicação podem ser necessárias.
A Toxina botulínica vem sendo também utilizada para dor nos casos de enxaquecas refratária ao tratamento clínico e em alguns casos de dor neuropática (Herpes zoster).
Atualmente a Clínica Hyodo oferece este tratamento que é realizado pelo Dr. Carlos Christ (CRM 98194/SP), médico especialista em Fisiatria / Neurofisiologia Clínica.