Tipos de dores

De acordo com a International Association for the Study of Pain (IASP), a dor é uma sensação/experiência emocional desagradável associada à uma lesão tecidual, real ou potencial.

O resultado é o sofrimento, desconforto e diminuição da qualidade de vida, do paciente e dos familiares que o assistem. Segundo a Sociedade Brasileira para o Estudo da dor (SBED), a dor classifica-se em 2 grandes grupos:

DOR CRÔNICA

Tem duração prolongada, de 3 meses ou mais, que pode se estender a vários anos e que está quase sempre associada a um processo de doença crônica.

DOR AGUDA

Aquela que se manifesta durante um período curto, geralmente está associada a lesões, inflamações, traumatismo ou outras causas. Normalmente desaparece quando a causa é corretamente diagnosticada e quando o tratamento recomendado pelo especialista é seguido corretamente.

DOR ARTICULAR

As articulações são estruturas complexas responsáveis pela constante capacidade de movimentação. A dor articular pode se apresentar como uma sensação de desconforto, queimação, rigidez, dor ou incômodo em uma ou mais articulações do corpo, que podem trazer limitações de movimentos ao paciente.

DOR MIOFASCIAL

Síndrome Dolorosa Miofascial é uma condição musculoesquelética caracterizada por dor local e referida percebida como profunda e dolorida, relatada muitas das vezes como queimação, e pela presença de pontos-gatilho em qualquer região do organismo. A duração da dor é variável, podendo se estender por horas ou dias.

DOR NEUROPÁTICA

A dor neuropática é consequência de lesões que ocorrem em nervos, na medula da coluna ou no próprio cérebro. A dor neuropática se manifesta de várias formas, como sensação de queimação, peso, agulhadas, ferroadas, choques, formigamento ou adormecimento de uma determinada parte do corpo.

DOR ONCOLÓGICA

A dor oncológica é uma dor decorrente do câncer que impõe limitações no estilo e qualidade de vida do paciente. A dor pode diminuir a capacidade física, afetar a realização de atividades diárias, prejudicar as relações sociais e alterar o humor, fazendo com que o tratamento e a recuperação sejam mais difíceis do que devem ser.
plugins premium WordPress
× Como podemos ajudar?