Tratamentos com técnicas minimamente invasivas

Os tratamentos oferecidos para alívio e controle da dor na Clínica Hyodo abrangem técnicas minimamente invasivas, realizadas de forma percutânea, sem a necessidade de cortes.  Os procedimentos minimamente invasivos permitem que o tratamento seja feito com o mínimo de dor possível.

Estes são os tratamentos oferecidos na Clínica Hyodo:

BLOQUEIO DE NERVO PERIFÉRICO

O bloqueio de nervo periférico é um procedimento minimamente invasivo realizado de forma percutânea, através de uma injeção com anestésico e/ou anti-inflamatório, que tem como objetivo “bloquear” sinais de dor proveniente de um nervo ou grupo de nervos específicos, que causam dor e desconforto ao paciente. O procedimento pode ser guiado por ultrassom, o que assegura melhores resultados e maior segurança ao paciente
Infiltracao Articular com Anestésico

INFILTRAÇÃO ARTICULAR COM ANESTÉSICO

Infiltrações com anestésicos e anti-inflamatórios representam uma importante estratégia no tratamento e controle da dor e inflamação de articulações, como os joelhos, ombros e quadril. Esse procedimento consiste na injeção de anestésico e/ou anti-inflamatório diretamente na região da dor, o que proporciona o alivio da dor e diminui o processo inflamatório, proporcionando melhora na qualidade de vida do paciente. O procedimento pode ser guiado por ultrassom, o que assegura melhores resultados e maior segurança ao paciente.

INFILTRAÇÃO COM ÁCIDO HIALURÔNICO

A infiltração com ácido hialurônico é utilizada no tratamento das inflamações, dores nas articulações, lesões de cartilagem e da artrose. Pode ser injetado dentro da articulação ou ao seu redor, melhorando a dor e retardando o desgaste da cartilagem, além de lubrificar e nutrir. Essa infiltração é chamada de viscossuplementação e pode ser dividida de 3 até 5 aplicações (1 vez por semana), dependendo do diagnóstico e tratamento indicado para cada paciente. O procedimento pode ser guiado por ultrassom, o que assegura melhores resultados e maior segurança ao paciente.

ACUPUNTURA

A acupuntura faz parte das práticas integrativas e complementares de tratamento reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É uma terapia recomendada para o tratamento da dor aguda ou crônica, pode ser um importante tratamento complementar, para o alívio sintomático em quadros leves a moderados de dor. Além disso, pode ser uma alternativa para tratamento de efeitos adversos de medicamentos.
Bloqueio Anestésico na Coluna

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA TRANSCUTÂNEA

A estimulação elétrica transcutânea (TENS) é um recurso não farmacológico amplamente utilizado em serviços especializados em tratamento de dores agudas e crônicas, trata-se da transmissão de energia elétrica de um estimulador externo para o sistema nervoso periférico, através de eletrodos de superfície conectados na pele. É uma técnica comprovada por inúmeros trabalhos científicos, inclusive pela Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos que indica o uso de TENS associado à acupuntura tendo em vista ação sinérgica e potencialização recíproca de efeitos que tal associação proporciona nos quadros de dores músculo esqueléticas.

BLOQUEIO ANESTÉSICO NA COLUNA

O bloqueio na coluna é um procedimento minimante invasivo, que pode ser realizado ambulatorialmente, com o intuito de proporcionar uma melhora da dor na coluna. Consiste em infiltrar medicações, anestésicos e/ou anti-inflamatório, no foco da dor, seja ela em nervos, articulações ou músculos. O procedimento pode ser guiado por ultrassom, o que assegura melhores resultados e maior segurança ao paciente.